ProgramaSentir

Calendário

As datas podem sofrer alteração, acompanhe nossas comunicações para ficar por dentro das atualizações

Janeiro

  • Formação Coletiva Sentir (Online)
  • Formação Exclusiva (Online) ou (Presencial)
  • Reunião de Planejamento

Fevereiro

  • Formação Coletiva Sentir (Online)
  • Formação Exclusiva (Online) ou (Presencial)
  • Reunião de Planejamento
  • Tira Dúvida (Online)
  • Formação de plataforma
    Uso das ferramentas e boas práticas

Março

  • Formação Coletiva Sentir (Online)
  • Formação Exclusiva (Online) ou (Presencial)
  • Reunião de Planejamento
  • Tira Dúvida (Online)
  • Formação de plataforma
    Uso das ferramentas e boas práticas

Abril

  • Formação Coletiva Sentir (Online)
  • Formação Exclusiva (Online) ou (Presencial)
  • Tira Dúvida (Online)
  • Formação de plataforma
    Uso das ferramentas e boas práticas

Junho

  • Reunião de revisão de jornada (Online e exclusiva)

Julho

  • Reunião de revisão de jornada (Online e exclusiva)

Agosto

  • Reunião de revisão de jornada (Online e exclusiva)

Setembro

  • Webinar com especialista - 2º semestre de 2024 

Outubro

  • Webinar com especialista - 2º semestre de 2024 

Novidades 🎉

Lançamento da jornada leitora Árvore
Lançamento da jornada leitora para o ensino fundamental  (níveis 1 a 9)

Assessoria pedagógica

Formação Árvore

As formações Árvore são momentos de troca focados no uso da plataforma no cotidiano escolar. Esses momentos podem ser síncronos ou assíncronos, contando com o acompanhamento da assessoria pedagógica da Árvore, focado na intencionalidade pedagógica por trás da descoberta da plataforma que acredita no superpoder da leitura. 
Período: (janeiro a março - síncrona e assíncrona, de acordo com o calendário Árvore)

Trilhas formativas para educadores

Os temas serão: Gamificação, Edutainment e o uso de tecnologia na educação; Jornada Leitora; Educação Antirracista.
Período: (fevereiro a outubro)
As Trilhas Formativas da Árvore são momentos de imersão em temáticas essenciais para uma educação integral. A cada três meses uma temática será abordada de forma síncrona e assíncrona, com encontros virtuais, indicações de leituras e vídeos que possibilitem a troca de experiências. Ao final de cada ciclo os educadores que participarem de mais de 70% das atividades propostas receberão certificado de participação. 
Os encontros síncronos acontecerão na 3ª semana de cada mês. 

Trilha 1 - Gamificação, Edutainment e o uso de tecnologia na educação

Nossa primeira trilha iniciará em fevereiro e será finalizada em abril. Aqui, vamos trocar sobre a importância da intencionalidade pedagógica para o uso de tecnologia na educação, focando em estratégias que permitam a conexão com o universo dos nossos estudantes e possibilitem o engajamento em nossas aulas e nas atividades escolares propostas. Para isso, a gamificação e o conceito de edutainment serão norteadores das possibilidades pedagógicas apresentadas. 

Trilha 2 - Jornada leitora e o engajamento na leitura.

Nossa segunda trilha ocorrerá nos meses de maio, junho e julho e será focada na jornada leitora de nossos estudantes e em como podemos apoiá-los em um processo completo de formação leitora.
Neste momento, abordaremos temáticas como a importância de conhecermos o nível de proficiência leitora de cada estudante e como podemos apoiá-los em sua individualidade com o objetivo de estimulá-los e engajá-los na leitura por prazer. Além disso, nos aprofundaremos na importância do currículo para o desenvolvimento de habilidades leitoras e como é possível estimular estratégias de leitura que contemplem os principais documentos norteadores.

Trilha 3 - Educação antirracista na prática

Nossa última trilha está agendada para os meses de agosto, setembro e outubro, com o objetivo principal de suscitar debates sobre a importância de uma educação antirracista para nossa sociedade. Ao longo desses meses nos aprofundaremos em leituras antirracistas e práticas pedagógicas que impulsionem uma educação antirracista no cotidiano escolas. 

Encontros com alunos

Já pensou em como a Árvore pode participar e engajar seus alunos no universo da leitura? As ações com alunos ocorrerão presencial e remotamente, e têm como objetivo semear o superpoder da leitura! Que tal proporcionar na sua escola esses momentos divertidos, encantados e desafiadores para que seus estudantes se aproximem cada vez mais da plataforma?
4 encontros on-line anuais para integrar leitores de todo o país.

Materiais pedagógicos de apoio a escola

Conteúdos Pedagógicos

Conteúdos pedagógicos específicos para o trabalho com a leitura em sala de aula, partindo de importantes datas comemorativas de 2024.

ENEM com a Árvore

Um guia para estudantes do Ensino Médio sobre como se prepara para o ENEM com os conteúdos da Árvore.

Conexão Família

Novos conteúdos, em diferentes formatos para enriquecer a parceria com as famílias e promover a educação integral dos estudantes.

Projetos pedagógicos

Semeadores de leitura

Comunidade de educadores embaixadores exclusiva da Árvore
Um espaço de conexão e troca que une educadores de todos os cantos do país em torno do interesse em comum sobre a leitura e a tecnologia.

Por que participar da comunidade?

Os principais benefícios de participar da comunidade, segundo os próprios semeadores são:
  • Compartilhamento de boas práticas de leitura;
  • Participação em ações exclusivas da Árvore e acesso a conteúdos personalizados para a comunidade;
  • Contato próximo com o time da Árvore.

Qual é o perfil do participante da comunidade?

Se você quer estar mais próximo de práticas de leitura e do universo da tecnologia, em contato com educadores para interagir, se inspirar e aprender, seu lugar é aqui!

Como fazer parte?

  • Basta fazer o login na Árvore e clicar no banner na parte superior da tela referente à comunidade.
  • Você vai receber nossas comunicações por e-mail e pode fazer parte do grupo destinado à comunidade no WhatsApp.

O que dizem os semeadores?

"Achei muito inspirador o grupo semeadores de leitura."

Lilian Brandão

"Conteúdos maravilhosos. Parabéns"

Viviane

"Considero que a comunidade está bem administrada e com uma boa resposta sobre a proposta por parte dos usuários."

Amelia Ferreira

O que dizem os semeadores?

Olimpíada Árvore

O maior desafio de leitura do país!
Em 2024, teremos a maior Olimpíada Árvore da história! Vamos unir diferentes formatos de leitura e gêneros textuais para desenvolver habilidades essenciais para formação leitora e para vida dos estudantes! 
Nossas modalidades olímpicas envolvem todos os módulos da Árvore:

Livros

Inglês

Atualidades

Sentir

Competência geral da BNCC:

Competência 6

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva

Objetivo

Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimento, resolver problemas e exercer protagonismo de autoria.

Palavras- chave

  • Resolução de problemas
  • Formação de repertório
  • Pensamento crítico

Foco da olimpíada:

Uso significativo de tecnologias digitais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Objetivo

  • Engajar estudantes em leitura na Árvore através de uma proposta gamificada
  • Incentivar pensamento crítico com base na resolução de problemas
  • Possibilitar o trabalho interdisciplinar e transversal ao longo do primeiro semestre
A partir de março, vamos divulgar mais informações sobre o Concurso!
Período de realização: Março a Junho

Festival

No Festival, os estudantes irão soltar a imaginação e a criatividade, tendo a leitura como fio condutor! Através das diferentes formas de ler, vamos incentivar o protagonismo e a autoria infanto-juvenil no desenvolvimento de produções audiovisuais únicas que vão compor um material publicado na Árvore.

Competência geral da BNCC:

Competência 6

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Objetivo

Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimento, resolver problemas e exercer protagonismo de autoria.

Palavras- chave

  • Autoria
  • Produção audiovisual
  • Conexão de saberes

Foco do Festival:

Uso significativo de tecnologias digitais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Objetivo

  • Incentivar protagonismo e autoria a partir de leituras significativas
  • Oportunizar produções audiovisuais diversas como forma de comunicação e produção de sentido mútuo
  • Proporcionar um ambiente de construção coletiva de produto artístico
A partir de julho, vamos divulgar mais informações sobre o Concurso!
Período de realização: Agosto a Outubro