Uso consciente da tecnologia incentiva o gosto pela leitura, enriquece o aprendizado e cria habilidades digitais em crianças e jovens.
Como a tecnologia influencia positivamente o hábito de leitura do seu filho
Crianças e jovens dos dias de hoje fazem parte de uma geração de nativos digitais, e todo esse excesso de exposição pode gerar insegurança e preocupação para seus responsáveis.
Aqui, o que buscamos é estabelecer uma boa relação com o digital, utilizando a tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento de novas habilidades.
A própria BNCC, Base Nacional Comum Curricular, traz em seu texto a necessidade do letramento digital para o desenvolvimento e formação integral do cidadão. Ou seja, reforça a importância do uso ético de tecnologias digitais por todos os indivíduos.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
É preciso reconhecer o papel fundamental da tecnologia no processo de aprendizagem! É a partir da utilização responsável das diversas ferramentas existentes que crianças e jovens compreenderão os impactos da tecnologia na vida das pessoas e da sociedade.
"Não há uma oposição entre um livro impresso e um e-book, um jornal on-line, ou mesmo um panfleto ou vídeo do YouTube. Todos esses são atos leitores, formas diferentes de ler.”
Marta Morais da Costa, vice-presidente da Academia Paranaense de Letras.
As escolas que trabalham o letramento digital em sala de aula relatam boas experiências! Os estudantes passam a operar os recursos digitais de tal modo que eles dividem espaço com formas mais tradicionais da experiência leitora.
A Árvore é uma plataforma que, além de seguir as recomendações da BNCC, ajuda a estabelecer uma relação responsável com o digital e com essa nova forma de estar no mundo. Nosso acervo proporciona bibliodiversidade, uma maior flexibilidade no acesso a livros, artigos e reportagens do mundo inteiro, incentivando a interdisciplinaridade e aprendizagem de outros idiomas.