Os Semeadores trocam experiências cotidianas relacionadas ao trabalho com a leitura, discutem desafios e, juntos, encontram possibilidades de superação.
No último ciclo, foram compartilhadas diversas ações de educadores de escolas públicas e privadas. Essas atividades tiveram um impacto significativo na nossa comunidade, sendo replicadas nos mais diversos contextos escolares, incentivando novas experiências nas instituições parceiras.
Confira algumas das práticas mais comentadas do ano passado!
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Álbum de figurinhas literário
Sabia que é possível combinar leitura e os amados álbuns de figurinhas? Confira esta atividade que combina o engajamento com os álbuns e o desenvolvimento da habilidade leitora.
Educadoras: bibliotecárias Jaqueline e Thaise.
Escola/Estado: Colégio Santa Úrsula (AL).
Materiais necessários: impressão de capas de livros e modelo de álbum, tesoura e cola bastão.
Não se preocupe! Mesmo não tendo Copa do Mundo todos os anos, os álbuns são sempre um sucesso entre os pequenos, portanto, a atividade pode ser facilmente replicada!
- Faça uma seleção dos títulos a serem lidos no semestre - uma dica é mesclar leituras obrigatórias com as leituras que os alunos gostariam de realizar;
- Após a escolha, crie um álbum (clique aqui para baixar o modelo);
- Transforme as capas dos livros em figurinhas.
A cada nova leitura concluída, uma figurinha deverá ser adicionada. Se todos os espaços forem preenchidos, o estudante pode receber da escola uma recompensa especial, como uma figurinha de Super Leitor e/ou brindes.
Anos Finais do Ensino Fundamental
Instagram literário
Educadora: Polyana.
Escola/Estado: Colégio Expressivo (GO).
Materiais necessários: internet e criação de uma rede social de preferência da escola.
"Se os piratas vivessem hoje, na era do Instagram, como seriam as postagens, bio e stories?”.
Essa foi a pergunta que a professora Polyana fez aos seus estudantes após a leitura do livro A ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson (editora Universo dos Livros).
No caso da professora, a culminância da atividade previa a pesquisa de 10 piratas que já existiram e a criação de seus perfis no Instagram. Legal, né?
Já considerou realizar algo parecido com a sua turma? Após a leitura de um livro, separe os estudantes em grupos e proponha que criem perfis dos personagens – reais ou fictícios – na rede social de sua escolha.
Para conferir como foi essa ação no Colégio Expressivo, assista ao vídeo clicando aqui.
Ensino Médio
Boletim Literário
Educadora: Taíse.
Escola/Estado: Colégio Porto (RN).
Se você está procurando uma ação para os alunos do Ensino Médio, a professora Taíse pode ajudar!
Assim como o Colégio Porto, você poderá enviar para os seus estudantes, com uma periodicidade pré-definida, um boletim literário. A ideia é destacar dicas de leitura, autores brasileiros e estrangeiros, datas comemorativas conectadas a títulos, aliando o acervo físico ao digital da Árvore. Ideia excelente para formar leitores cada vez mais engajados, não é mesmo?
Para conhecer o boletim da Taíse, acesse a edição de outubro de 2022 clicando aqui.
Quer ter acesso à mais práticas?
Confira o nosso eBook
Reunimos essas práticas e muitas outras em um material especial para você acessar e se inspirar.
Clique aqui para conferir!
Faça parte do Semeadores
Na comunidade a troca de práticas é frequente e incentivada.
Afinal, além de aprendermos com os outros, quanto mais participação, mais chances o Semeador tem de receber uma premiação pela sua contribuição.