Estudo aponta importância do hábito leitor para o desempenho educacional

A Árvore, junto com o IEDE, preparou uma pesquisa completa e exclusiva sobre o tema. Confira!
Produzido por
Árvore
Publicado em:
19/12

Um estudo realizado pelo Iede e pela Árvore revela que alunos com hábito de leitura obtêm notas mais elevadas em Leitura, Ciências e Matemática.

Os dados, provenientes do Pisa 2018, indicam que estudantes brasileiros que leem textos extensos, com mais de 100 páginas, têm um desempenho significativamente melhor, atingindo pelo menos o nível 4 (em uma escala até 6) em Leitura. Em contraste, apenas 5% dos estudantes que leem textos de uma página ou menos alcançam esse patamar.

Veja a pesquisa completa aqui.

O estudo, intitulado "A relação entre hábito leitor e indicadores educacionais e socioeconômicos", lançado em novembro de 2023, destaca que o hábito leitor não se limita a impactar apenas os resultados em Leitura, mas também influi positivamente em disciplinas como Ciências e Matemática. Entre os alunos que leem textos longos, um terço alcança pelo menos o nível 3 nessas três disciplinas no Pisa 2018, enquanto apenas 6% dos leitores menos frequentes conseguem o mesmo resultado.

O estudo também aborda a autopercepção de leitura, indicando uma correlação positiva entre os estudantes que se consideram bons leitores e seu desempenho nas áreas avaliadas. Além disso, destaca que a combinação de baixo nível socioeconômico e pouco hábito leitor é particularmente desafiadora, com raros casos de alunos de baixo NSE que leem pouco e alcançam um bom nível de aprendizagem.

Outra análise do estudo explora a relação entre os hábitos de leitura de jovens de 15/16 anos e os indicadores socioeconômicos dos países, demonstrando que países com PIB mais alto e menor taxa de desemprego entre jovens apresentam jovens com melhores hábitos leitores. No entanto, o estudo ressalta que, apesar da importância comprovada da leitura para o sucesso escolar, os jovens brasileiros, em geral, leem pouco em comparação com outros países da América do Sul e da OCDE.

Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede, destaca a importância do hábito leitor para alunos de baixo nível socioeconômico, ao mesmo tempo que Carolina Pavanelli, head pedagógica da Árvore, enfatiza a necessidade de direcionar esforços para superar o desafio atual, visando a construção e transformação através do poder da leitura.

Você pode ter acesso a pesquisa completa na Central Árvore. 

Estudo aponta importância do hábito leitor para o desempenho educacional

A Árvore, junto com o IEDE, preparou uma pesquisa completa e exclusiva sobre o tema. Confira!
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Um estudo realizado pelo Iede e pela Árvore revela que alunos com hábito de leitura obtêm notas mais elevadas em Leitura, Ciências e Matemática.

Os dados, provenientes do Pisa 2018, indicam que estudantes brasileiros que leem textos extensos, com mais de 100 páginas, têm um desempenho significativamente melhor, atingindo pelo menos o nível 4 (em uma escala até 6) em Leitura. Em contraste, apenas 5% dos estudantes que leem textos de uma página ou menos alcançam esse patamar.

Veja a pesquisa completa aqui.

O estudo, intitulado "A relação entre hábito leitor e indicadores educacionais e socioeconômicos", lançado em novembro de 2023, destaca que o hábito leitor não se limita a impactar apenas os resultados em Leitura, mas também influi positivamente em disciplinas como Ciências e Matemática. Entre os alunos que leem textos longos, um terço alcança pelo menos o nível 3 nessas três disciplinas no Pisa 2018, enquanto apenas 6% dos leitores menos frequentes conseguem o mesmo resultado.

O estudo também aborda a autopercepção de leitura, indicando uma correlação positiva entre os estudantes que se consideram bons leitores e seu desempenho nas áreas avaliadas. Além disso, destaca que a combinação de baixo nível socioeconômico e pouco hábito leitor é particularmente desafiadora, com raros casos de alunos de baixo NSE que leem pouco e alcançam um bom nível de aprendizagem.

Outra análise do estudo explora a relação entre os hábitos de leitura de jovens de 15/16 anos e os indicadores socioeconômicos dos países, demonstrando que países com PIB mais alto e menor taxa de desemprego entre jovens apresentam jovens com melhores hábitos leitores. No entanto, o estudo ressalta que, apesar da importância comprovada da leitura para o sucesso escolar, os jovens brasileiros, em geral, leem pouco em comparação com outros países da América do Sul e da OCDE.

Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede, destaca a importância do hábito leitor para alunos de baixo nível socioeconômico, ao mesmo tempo que Carolina Pavanelli, head pedagógica da Árvore, enfatiza a necessidade de direcionar esforços para superar o desafio atual, visando a construção e transformação através do poder da leitura.

Você pode ter acesso a pesquisa completa na Central Árvore. 

Um estudo realizado pelo Iede e pela Árvore revela que alunos com hábito de leitura obtêm notas mais elevadas em Leitura, Ciências e Matemática.

Os dados, provenientes do Pisa 2018, indicam que estudantes brasileiros que leem textos extensos, com mais de 100 páginas, têm um desempenho significativamente melhor, atingindo pelo menos o nível 4 (em uma escala até 6) em Leitura. Em contraste, apenas 5% dos estudantes que leem textos de uma página ou menos alcançam esse patamar.

Veja a pesquisa completa aqui.

O estudo, intitulado "A relação entre hábito leitor e indicadores educacionais e socioeconômicos", lançado em novembro de 2023, destaca que o hábito leitor não se limita a impactar apenas os resultados em Leitura, mas também influi positivamente em disciplinas como Ciências e Matemática. Entre os alunos que leem textos longos, um terço alcança pelo menos o nível 3 nessas três disciplinas no Pisa 2018, enquanto apenas 6% dos leitores menos frequentes conseguem o mesmo resultado.

O estudo também aborda a autopercepção de leitura, indicando uma correlação positiva entre os estudantes que se consideram bons leitores e seu desempenho nas áreas avaliadas. Além disso, destaca que a combinação de baixo nível socioeconômico e pouco hábito leitor é particularmente desafiadora, com raros casos de alunos de baixo NSE que leem pouco e alcançam um bom nível de aprendizagem.

Outra análise do estudo explora a relação entre os hábitos de leitura de jovens de 15/16 anos e os indicadores socioeconômicos dos países, demonstrando que países com PIB mais alto e menor taxa de desemprego entre jovens apresentam jovens com melhores hábitos leitores. No entanto, o estudo ressalta que, apesar da importância comprovada da leitura para o sucesso escolar, os jovens brasileiros, em geral, leem pouco em comparação com outros países da América do Sul e da OCDE.

Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede, destaca a importância do hábito leitor para alunos de baixo nível socioeconômico, ao mesmo tempo que Carolina Pavanelli, head pedagógica da Árvore, enfatiza a necessidade de direcionar esforços para superar o desafio atual, visando a construção e transformação através do poder da leitura.

Você pode ter acesso a pesquisa completa na Central Árvore. 

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