Propostas para engajar suas turmas do Ensino Fundamental

Para você se inspirar com as boas práticas da nossa comunidade de educadores, destacamos algumas experiências incríveis compartilhadas por lá. Confira!
Produzido por
Árvore
Publicado em:
22/06/2023

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Caixinhas de fósforo com resenhas literárias

Educadora: Élida

Escola/Estado: Colégio Franciscano Regina Pacis e Colégio Caetano (MG)

Materiais necessários: lápis de cor, hidrocor, papel e caixinhas de fósforo.

A partir da leitura do livro O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho, a educadora Élida solicitou aos seus estudantes que levassem para a aula uma caixa de fósforos, sem os palitos. A proposta é transformar as caixinhas em guardiãs de resenhas literárias!

  1. Selecione o livro com a sua turma e incentive que decorem as caixinhas;
  2. Os estudantes deverão elaborar resenhas do livro, mas sem revelar o desfecho da história;
  3. Oriente que dobrem as resenhas e guardem nas caixinhas. 

Na experiência da turma da professora Élida, todas as resenhas continham uma provocação final:

“Se quiser saber mais, leia o livro!”

Além disso, as caixinhas decoradas ganharam o espaço da biblioteca para incentivar a curiosidade de outras crianças. O que acha de se inspirar nessa ideia?

Anos Finais do Ensino Fundamental

Acróstico de leitura

Educadora: Jailma

Escola/Estado: Colégio Imaculada Conceição (PB)

Materiais necessários: computador, impressora e folhas de papel A4.

Junto à leitura do título O olho do lobo, de Daniel Pennac, a professora Jailma propôs uma discussão sobre a ação do homem no planeta

O que acha de propor algo semelhante na sua turma? Após a leitura de um livro e um debate sobre a história, divida a sua turma em grupos, e oriente que cada um deles fique responsável pela criação de um acróstico. 

No caso da turma da professora Jailma, a palavra escolhida foi ÁRVORE e os estudantes deveriam pensar, na produção, em soluções para a preservação do meio ambiente.

Criado o acróstico, os grupos devem apresentá-lo para os colegas. Para finalizar, pense em atividades a partir dos versos da turma. São muitas as possibilidades de atividades, então, deixe a sua imaginação fluir! 

A professora Jailma, por exemplo, solicitou que cada grupo criasse uma brincadeira que se relacionasse com a solução apresentada para a preservação do meio ambiente. Entre elas estavam:

  • Arremesso de argola: o objetivo seria acertar a argola nas atitudes que devem ser assumidas para um consumo consciente;
  • Pescaria: pescar um peixinho salvando-o da poluição nas águas;
  • Jogo da forca: acertar a letra para não desmatar a árvore (em vez do famoso boneco na forca, havia uma árvore que ia sendo desmatada a cada letra errada).

Faça parte do Semeadores

Na Árvore, a troca de experiências é incentivada e frequente. Ao se envolver no Semeadores de Leitura, nossa comunidade de práticas, além de aprender com educadores de todo o país, você concorre a premiações pela sua contribuição.

Saiba como fazer parte dessa incrível comunidade

Propostas para engajar suas turmas do Ensino Fundamental

Para você se inspirar com as boas práticas da nossa comunidade de educadores, destacamos algumas experiências incríveis compartilhadas por lá. Confira!
Produzido por
Árvore
Publicado em:
22/06/2023

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Caixinhas de fósforo com resenhas literárias

Educadora: Élida

Escola/Estado: Colégio Franciscano Regina Pacis e Colégio Caetano (MG)

Materiais necessários: lápis de cor, hidrocor, papel e caixinhas de fósforo.

A partir da leitura do livro O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho, a educadora Élida solicitou aos seus estudantes que levassem para a aula uma caixa de fósforos, sem os palitos. A proposta é transformar as caixinhas em guardiãs de resenhas literárias!

  1. Selecione o livro com a sua turma e incentive que decorem as caixinhas;
  2. Os estudantes deverão elaborar resenhas do livro, mas sem revelar o desfecho da história;
  3. Oriente que dobrem as resenhas e guardem nas caixinhas. 

Na experiência da turma da professora Élida, todas as resenhas continham uma provocação final:

“Se quiser saber mais, leia o livro!”

Além disso, as caixinhas decoradas ganharam o espaço da biblioteca para incentivar a curiosidade de outras crianças. O que acha de se inspirar nessa ideia?

Anos Finais do Ensino Fundamental

Acróstico de leitura

Educadora: Jailma

Escola/Estado: Colégio Imaculada Conceição (PB)

Materiais necessários: computador, impressora e folhas de papel A4.

Junto à leitura do título O olho do lobo, de Daniel Pennac, a professora Jailma propôs uma discussão sobre a ação do homem no planeta

O que acha de propor algo semelhante na sua turma? Após a leitura de um livro e um debate sobre a história, divida a sua turma em grupos, e oriente que cada um deles fique responsável pela criação de um acróstico. 

No caso da turma da professora Jailma, a palavra escolhida foi ÁRVORE e os estudantes deveriam pensar, na produção, em soluções para a preservação do meio ambiente.

Criado o acróstico, os grupos devem apresentá-lo para os colegas. Para finalizar, pense em atividades a partir dos versos da turma. São muitas as possibilidades de atividades, então, deixe a sua imaginação fluir! 

A professora Jailma, por exemplo, solicitou que cada grupo criasse uma brincadeira que se relacionasse com a solução apresentada para a preservação do meio ambiente. Entre elas estavam:

  • Arremesso de argola: o objetivo seria acertar a argola nas atitudes que devem ser assumidas para um consumo consciente;
  • Pescaria: pescar um peixinho salvando-o da poluição nas águas;
  • Jogo da forca: acertar a letra para não desmatar a árvore (em vez do famoso boneco na forca, havia uma árvore que ia sendo desmatada a cada letra errada).

Faça parte do Semeadores

Na Árvore, a troca de experiências é incentivada e frequente. Ao se envolver no Semeadores de Leitura, nossa comunidade de práticas, além de aprender com educadores de todo o país, você concorre a premiações pela sua contribuição.

Saiba como fazer parte dessa incrível comunidade

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Caixinhas de fósforo com resenhas literárias

Educadora: Élida

Escola/Estado: Colégio Franciscano Regina Pacis e Colégio Caetano (MG)

Materiais necessários: lápis de cor, hidrocor, papel e caixinhas de fósforo.

A partir da leitura do livro O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho, a educadora Élida solicitou aos seus estudantes que levassem para a aula uma caixa de fósforos, sem os palitos. A proposta é transformar as caixinhas em guardiãs de resenhas literárias!

  1. Selecione o livro com a sua turma e incentive que decorem as caixinhas;
  2. Os estudantes deverão elaborar resenhas do livro, mas sem revelar o desfecho da história;
  3. Oriente que dobrem as resenhas e guardem nas caixinhas. 

Na experiência da turma da professora Élida, todas as resenhas continham uma provocação final:

“Se quiser saber mais, leia o livro!”

Além disso, as caixinhas decoradas ganharam o espaço da biblioteca para incentivar a curiosidade de outras crianças. O que acha de se inspirar nessa ideia?

Anos Finais do Ensino Fundamental

Acróstico de leitura

Educadora: Jailma

Escola/Estado: Colégio Imaculada Conceição (PB)

Materiais necessários: computador, impressora e folhas de papel A4.

Junto à leitura do título O olho do lobo, de Daniel Pennac, a professora Jailma propôs uma discussão sobre a ação do homem no planeta

O que acha de propor algo semelhante na sua turma? Após a leitura de um livro e um debate sobre a história, divida a sua turma em grupos, e oriente que cada um deles fique responsável pela criação de um acróstico. 

No caso da turma da professora Jailma, a palavra escolhida foi ÁRVORE e os estudantes deveriam pensar, na produção, em soluções para a preservação do meio ambiente.

Criado o acróstico, os grupos devem apresentá-lo para os colegas. Para finalizar, pense em atividades a partir dos versos da turma. São muitas as possibilidades de atividades, então, deixe a sua imaginação fluir! 

A professora Jailma, por exemplo, solicitou que cada grupo criasse uma brincadeira que se relacionasse com a solução apresentada para a preservação do meio ambiente. Entre elas estavam:

  • Arremesso de argola: o objetivo seria acertar a argola nas atitudes que devem ser assumidas para um consumo consciente;
  • Pescaria: pescar um peixinho salvando-o da poluição nas águas;
  • Jogo da forca: acertar a letra para não desmatar a árvore (em vez do famoso boneco na forca, havia uma árvore que ia sendo desmatada a cada letra errada).

Faça parte do Semeadores

Na Árvore, a troca de experiências é incentivada e frequente. Ao se envolver no Semeadores de Leitura, nossa comunidade de práticas, além de aprender com educadores de todo o país, você concorre a premiações pela sua contribuição.

Saiba como fazer parte dessa incrível comunidade

Continue lendo o Boletim

Previous Post
Artigo anterior