Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Caixinhas de fósforo com resenhas literárias
Educadora: Élida
Escola/Estado: Colégio Franciscano Regina Pacis e Colégio Caetano (MG)
Materiais necessários: lápis de cor, hidrocor, papel e caixinhas de fósforo.
A partir da leitura do livro O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho, a educadora Élida solicitou aos seus estudantes que levassem para a aula uma caixa de fósforos, sem os palitos. A proposta é transformar as caixinhas em guardiãs de resenhas literárias!
- Selecione o livro com a sua turma e incentive que decorem as caixinhas;
- Os estudantes deverão elaborar resenhas do livro, mas sem revelar o desfecho da história;
- Oriente que dobrem as resenhas e guardem nas caixinhas.
Na experiência da turma da professora Élida, todas as resenhas continham uma provocação final:
“Se quiser saber mais, leia o livro!”
Além disso, as caixinhas decoradas ganharam o espaço da biblioteca para incentivar a curiosidade de outras crianças. O que acha de se inspirar nessa ideia?
Anos Finais do Ensino Fundamental
Acróstico de leitura
Educadora: Jailma
Escola/Estado: Colégio Imaculada Conceição (PB)
Materiais necessários: computador, impressora e folhas de papel A4.
Junto à leitura do título O olho do lobo, de Daniel Pennac, a professora Jailma propôs uma discussão sobre a ação do homem no planeta.
O que acha de propor algo semelhante na sua turma? Após a leitura de um livro e um debate sobre a história, divida a sua turma em grupos, e oriente que cada um deles fique responsável pela criação de um acróstico.
No caso da turma da professora Jailma, a palavra escolhida foi ÁRVORE e os estudantes deveriam pensar, na produção, em soluções para a preservação do meio ambiente.
Criado o acróstico, os grupos devem apresentá-lo para os colegas. Para finalizar, pense em atividades a partir dos versos da turma. São muitas as possibilidades de atividades, então, deixe a sua imaginação fluir!
A professora Jailma, por exemplo, solicitou que cada grupo criasse uma brincadeira que se relacionasse com a solução apresentada para a preservação do meio ambiente. Entre elas estavam:
- Arremesso de argola: o objetivo seria acertar a argola nas atitudes que devem ser assumidas para um consumo consciente;
- Pescaria: pescar um peixinho salvando-o da poluição nas águas;
- Jogo da forca: acertar a letra para não desmatar a árvore (em vez do famoso boneco na forca, havia uma árvore que ia sendo desmatada a cada letra errada).
Faça parte do Semeadores
Na Árvore, a troca de experiências é incentivada e frequente. Ao se envolver no Semeadores de Leitura, nossa comunidade de práticas, além de aprender com educadores de todo o país, você concorre a premiações pela sua contribuição.